Cuida do CORPO como se fosse a tua CASA

Cuida do CORPO como se fosse a tua CASA

A verdade é que o corpo é a nossa casa, uma casa que nunca nos abandona, logo também não a podemos abandonar.

Treinar é cuidar da parte EMOCIONAL (que tão importante é no nosso bem-estar diário) e da parte FÍSICA (fortalecimento muscular, melhoria da capacidade aeróbia – cardiovascular, melhoria da flexibilidade e todas as restantes capacidades motoras).

O treino de FORÇA, seja ele força máxima, explosiva, resistente, é fulcral para o nosso organismo. Se pensarmos que os músculos são como as paredes da nossa casa, quanto mais fortes e resistentes menor a probabilidade de virmos a ter problemas na estrutura da casa (transferindo para o ser humano, na estrutura óssea e articular).

Porque cuidamos da casa?

Porque nos queremos sentir bem e sentir bem dentro dela, sentir que pertencemos a ela (Sentimento de Pertença, tão importante para o ser humano). Por esse motivo aspiramos, passamos a esfregona, limpamos a casa de banho, porque gostamos de estar em sítios agradáveis, isso traz-nos felicidade e sensação de realização.

Com o treino regular a sensação é similar, porque começamos a ver um corpo mais bonito, mais forte, que nos torna mais autónomos e capazes de fazer as coisas com muito mais energia e velocidade. Aqui coloca-se a questão do TEMPO, costuma-se dizer: “o tempo é dinheiro”, e eu concordo completamente. Quando mais eficientes formos a fazer determinada tarefa mais nos vamos poupar (gastamos menos energia) e temos mais tempo para outras tarefas, nomeadamente tarefas de lazer que são tão importantes para o ser humano.

Cuidar do nosso corpo é como cuidar da casa, se não for regular, vamos acumular coisas menos boas que nos vão prejudicar a saúde física e emocional. Se entendermos que 1 hora por dia de treino corresponde a 4% do nosso dia, percebemos que é tão fácil de o fazer, é só definirmos um horário e destiná-lo para isso (FOCO – DIREÇÃO – OBJETIVO – RESULTADOS). O treino deve fazer parte de uma rotina diária, só assim nos vai proporcionar saúde e bem-estar, mantendo-nos mais fortes e mais imunes a várias doenças.

Quando tornares a tua rotina de treino um hábito vais ganhar vida e sensação de realização tornando-te mais apto a desenvolver as atividades diárias com muito mais qualidade. Isso vai-te tornar mais grato e com sensação de objetivos alcançados!

Para terminar e não menos importante coloca-se a nossa alimentação, o combustível para tudo isto, para a energia que precisamos não só para treinar como para as tarefas do dia-a-dia. Podemos fazer a transferência para uma casa arrumada vs uma casa desarrumada e cheia de “tralhas”. Quando temos uma casa arrumada (clean) conseguimos circular nela facilmente e temos gosto em o fazer, quando temos uma casa cheia de coisas e desorganizada, sentimo-nos perdidos, desorientados, com pouca vontade de fazer tarefas relativas à casa.

Quando te alimentas deves procurar alimentos que te mantenham “arrumado” por dentro, que te façam sentir bem e com energia, de forma a evitar o acumular excessivo de gordura, gordura essa que te vai “desarrumar” internamente e ajudar ao desenrolar de doenças menos desejáveis.

Fica a dica, 4% do nosso dia dedicado a uma atividade física que vá de encontro aos nossos objetivos e procurar uma alimentação variada com doses ajustadas ao nosso nível de atividade física, evitando açúcares, alimentos fritos e produtos “artificiais” com muitos conservantes e substâncias que servem só para tornar o alimento mais “bonito”. Foca-te no essencial e disfruta!

Do your best, always!

Carolina Tavares (Personal Trainer).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: